quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Criação de Fantoches (Formação para as artes)

Oficina de criação de fantoches


nos dias 18,19 e 20/11 aconteceu no Centro Cultural Pampulha uma oficina de criação de fantoches para evetos, brincadeiras e atividades .


As oficineiras Suely Oliveira e Flaviana Rocha orientaram durante os três dias aos participantes o modo de criar esses bonecos a partir de objetos recicláveis .


Fonte: http:// wikipedia.com.br


Fantoche
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 
Teatrinho de fantochesFantoche é uma espécie de boneco animado por uma pessoa, diferindo da marioneta pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, ao passo que a marioneta é, via de regra, suspensa por fios invisíveis.

Possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos.

Na cultura popular nordestina do Brasil há um tipo particular de fantoche, o mamulengo.

Os termos fantoche, títere e bonifrate são frequentemente usados pejorativamente para designar pessoas sem vontade própria que são manipuladas por outrem.

O dia do fantoche é comemorado em 09 (nove) de maio

 
Um fantoche feito com meia (Sockpuppet)A série de televisão infantil estado-unidense Sesame Street (Brasil: Vila Sésamo; Portugal: Rua Sésamo) trazia muitos bonecos fantoches. A personagem central, ali, que ganhou inclusive espaço na calçada da fama, foi o Kermit the Frog (Brasil: Sapo Caco; Portugal: Sapo Cocas). O recurso é muito utilizado em shows e programas infantis. Entretanto, na televisão brasileira, o mais famoso fantoche da atualidade está no programa de Ana Maria Braga, atendendo com o nome de Louro José - um papagaio feito de espuma, que contracena com a apresentadora em todos os seus programas matutinos da Rede Globo. Este boneco é parodiado pelo palhaço Tiririca, como Galo José, no humorístico da concorrente Rede Record.

Uma forma não muito comum e já em desuso é a do boneco de que é sempre um fantoche.

Teatro de fantoches
 
Teatrinho de bonecos (Berlim)Teatro de Fantoches, Teatro de Bonecos ou Teatro de Marionetes é o termo que designa, no teatro, a apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.

Kheimeh-shab-bazi é o nome do tradicional teatro de fantoches persa, executado numa pequena câmera. Há duas pessoas envolvidas: o artista musical e um outro, denominado morshed. Os diálogos ocorrem entre o morshed e os bonecos. A forma de atuação, as caracterizações e as técnicas de redação dos textos tornam essa forma de teatro de bonecos única e opilanal entre as demais.

Uma variação desse teatro surgiu no Irã, durante a era Qajar, sendo ainda bastante popular naquele país. A ópera de bonecos "Rostam e Sohrab" é o exemplo mais notável desta arte no Irã atual.
 
O Lambert Puppet Theatre & Museum de Dublin[1] é um importante núcleo de apresentação e pilas desta arte.

Teatro de Guinhol, modalidade francesa.
Teatro Aquático de Fantoches, no Vietnam.
Teatro de Marionetes da Sicília.
Teatro de Marionetes de Lübeck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe conosco. Faça aqui seus comentários ou contato.